Somos um colectivo de criação artística que aposta na expansão de novos artistas e numa abordagem criativa que privilegie a multidisciplinaridade, e será isso, porventura, que nos diferencia de outras iniciativas semelhantes.

Esta Plataforma surge em plena pandemia (estávamos todos confinados às nossas casas) como uma iniciativa desprendida, que se assume veículo na construção duma alternativa pensada com verdadeiro sentido comunitário e colaborativo, mas também com estratégia e real concretização.

Um dos nossos eixos estruturantes é a criação multidisciplinar – EMERGÊNCIAS -, num sentido agregador de diferentes formas de expressão e de pensamento. A Plataforma do Pandemónio congrega artistas e criadores que ainda não conhecem o calor das luzes dos holofotes, ou que lutam pelo seu lugar nos circuitos por vezes tão restritos. Um objectivo estruturante deste colectivo é então conseguir a implementação de novos artistas no panorama cultural nacional – a nossa INCUBADORA. Um último objectivo em que alicerçamos a nossa actividade é o da criação de públicos. Acreditamos que cabe aos artistas e às estruturas que os albergam promover uma aproximação do seu trabalho ao público e que isso se pode conseguir de formas muito diversificadas. Uma delas, a que nos importa demarcar, é promovendo a criação artística com a própria comunidade, contribuindo assim para afastar a Arte e a Cultura duma visão elitista que a tem espartilhado com demasiada frequência. Surge assim o PANDEMONIUM, um Serviço Educativo ambicioso, disruptivo e inclusivo.

© 2021 Plataforma do Pandemónio